Peru

O Peru é um país privilegiado em muitos aspectos, pois além de todo o misticismo que permeia suas histórias, ele oferece uma diversidade de riqueza cultural e geográfica como poucos países no mundo. A multiplicidade de paisagens, o colorido das vestes de seu povo, os magníficos santuários arqueológicos e o preservado patrimônio ecológico atrai turistas de todos os continentes.

País banhado pelo oceano Pacífico, é dividido em três regiões pela cordilheira dos Andes. O litoral desértico, concentra as maiores cidades e a capital Lima. O altiplano andino é povoado por indígenas. A leste da cordilheira fica a Amazônia peruana, onde estão as nascentes que formam o rio Amazonas.

Essa diversidade geográfica é a grande atração natural do Peru. Em Lima temos o mesmo tempo deserto e praia, em Arequipa destaca-se o vulcão Misty, com 5.278 metros de altitude e pico sempre nevado. Já em Cuzco predominam os vales e montanhas verdes.

Além das belezas naturais há toda a maravilha do mundo Inca, uma civilização que cultuava elementos da natureza e que até hoje surpreende os mais experientes viajantes por suas elaboradas obras arquitetônicas. No Valle Sagrado há gigantescos santuários arqueológicos, com destaque para a famosa cidade construída no alto das montanhas conhecida como Machu Picchu.

Outras atrações são as linhas de Nazca, com suas misteriosas figuras construídas no deserto, Titicaca, o lago navegável mais alto do mundo, situado a 3.810 metros de altitude e o Valle do Colca, o segundo canion mais profundo do mundo. Ao norte do país, encontra-se Máncora, que oferece clima tropical, belas praias e Lobitos, com suas ondas perfeitas durante o ano todo. Já na região da Amazônia é possível navegar por seus rios e conhecer de perto a diversidade de fauna e flora destas florestas.

O povo peruano, predominantemente indígena, é acolhedor por natureza. É possível perceber a simpatia dessas pessoas logo nas primeiras horas quando se chega em Lima. Além disso, a capital também oferece uma boa diversidade de museus e excelentes opções para quem gosta de comer bem. Em Lima, o destaque vai para o ceviche, prato originalmente peruano, à base de frutos do mar e peixes marinados. A tradição da boa cozinha também tem espaço nas cidades montanhosas como Arequipa e Cuzco, revelando uma culinária mais exótica e apimentada. Há uma boa oferta tanto de restaurantes típicos, como aqueles de cozinha internacional. Já para quem gosta de curtir a noite não faltam opções. Bares, bistrôs, pubs e boates funcionam madrugada adentro. A dica aqui é provar o mais famoso drinque peruano, o pisco sour, feito com aguardente de uva.

Como é possível perceber, o terceiro maior país da América do Sul, é um lugar para ser explorado de diversas maneiras, pois oferece uma grande variedade de opções turísticas que agradam até os mais exigentes viajantes.

Calendario Cultural Peru 2013


Solstício de Inverno
Ollantaytambo 21 de Junho

A cada dia 21 de junho inicia-se o Ano Novo Andino. Há uma grande festa com dança e música que faz novamente ecoar a voz dos ancestrais reverenciando "Pachamama e Pachakama." É o momento onde o primeiro raio de sol garante o início de um novo ciclo de vida e reúne todos os corações com alegria na busca da compreensão da jornada sagrada.

Inti Raymi
Cusco 24 de Junho

Conhecida como a "Festa do Sol", o festival religioso Inca é uma homenagem ao Deus Sol e marca o início do solstício de inverno no hemisfério sul. A cerimônia é realizada na fortaleza de Sacsayhuamán e conta com uma grande encenação que leva os participantes reviverem o mais importante festival celebrado em Cusco nos tempos do Império.

Ollantay Raymi
Ollantaytambo 29 de Junho

O festival de Ollantay Raymi também é dedicado ao Deus Sol e revela a grande encenação que conta a história do Ollantay, um bravo guerreiro, e seu amor proibido pela princesa, filha do grande imperador Inca, Pachacutec.
Toda a comemoração é conduzida por musicas e danças tradicionais, além de saborosos pratos locais.

Qoyllur Rit'i
Ausangate Maio ou Junho

Comemorado no final de maio /início de junho o festival é realizado em Sinakara, ao pé do Monte Ausangate (6.362m). O festival atrai mais de 10 mil peregrinos a cada ano. Durante vários dias, eles caminham até o topo da montanha em busca da "Estrela" de neve, que quando encontrada é levada para a capela, pois traz sorte, tem efeitos curativos e deixa as terras muito férteis.

Cultura Nazca
Nazca 5 a 15 de Maio

No dia 05 de maio, e com duração de 10 dias a cidade de Nazca realiza a sua Semana de Turismo e na mesma época faz suas celebrações. A civilização é conhecida sobretudo pelas enigmáticas linhas de Nazca, que cobrem quilômetros do deserto em formas geométricas e figuras de animais e pessoas e só pode ser plenamente visto do céu.

Bajada de Reyes
Ollantaytambo 6 de Janeiro

O "Dia de los Reyes Magos", em 6 de janeiro, é amplamente comemorado em várias cidades dos Andes. Destaca-se a celebração na cidade de Ollanta, com danças tradicionais e folclóricas quando o menino Jesus é trazido do vale Patacancha para Ollanta. Os moradores das colinas e de outros vales comparecem para participar das festividades que dura a noite toda.

K´achampa
Ollantaytambo 25 a 30 de Maio

O tradicional festival que nos presenteia com as danças realizadas nos tempos pré-Inca remetem a um rito de passagem, ou uma iniciação, quando o jovem passa para a "idade adulta" e precisa demonstrar uma série de novas habilidades.
Atualmente esta dança é executada em todas as festividades ao sul do Peru.

Dia de Pachamama
Ollantaytambo 1 de Agosto

O ritual da Pachamama (Mãe Terra) é considerado uma crença Inca muito popular. Através de rituais, danças, música e refeições especiais é o momento de pedir à mãe o que se deseja, e também agradecer as bênçãos concedidas. Com a condução de um xamã as pessoas fazem um "paguito", juntando sementes e produtos da terra, que são queimados em uma fogueira como oferenda a Pachamama.

Gastronomia Peruana


Informação Cultural


+ Povo Peruano

Os peruanos são os personagens principais de muitas histórias com lendas mágicas, cultura, arte e tradições que vivem até os dias de hoje. Eles preservam um profundo respeito pela vida, que no mundo andino tem o seu aspecto mais sagrado vinculado a "Pachamama", ou a Mãe Terra e também pelos "Apus", ou espíritos da montanha, que trazem orientação e sua visão do mundo superior.

No litoral, eles dominam o mar, cruzando as águas em busca de alimentos que inspiram os mais deliciosos pratos da gastronomia peruana. Na selva, a natureza e seus habitantes são os embaixadores de uma beleza exótica e natural.

O Peru é um país onde o passado e o presente convivem em profunda harmonia transformando a viagem de qualquer pessoa em uma experiência maravilhosa e inesquecível.

+ Primeiros Habitantes

Há 20 mil anos atrás, os primeiros habitantes das terras peruanas eram nômades que caçavam e colhiam frutos com instrumentos de pedra. A maior prova disso são as pinturas rupestres encontradas em Toquepala (Tacna) e os fósseis do primeiro peruano da história em 7.000 A.C.

O tempo se passou, eles se estabelecerem, começam a praticar a agricultura e passaram a viver em aldeias. O resultado do seu contato com outras culturas, lhes trouxeram novas técnicas como têxteis, metalurgia e cerâmica, resultando na origem de outras culturas maiores.

+ Cultura Pré Inca

As culturas pré-Inca como Chavin, Paracas, Moche, Tiahuanaco, Nazca, Wari, Chimu e Chachapoyas são famosas em todo o território seja na costa, montanhas ou na selva. Todos se adaptaram com muito esforço ao meio ambiente, desenvolveram a gestão de recursos naturais, mas cada um a sua maneira particular.

Chavin (Ancash): Eles tinham uma organização teocrática e utilizavam o templo Huantar. Em suas paredes e galerias podemos apreciar esculturas representando deuses ferozes com aspecto felino.

Paracas (Ica): Eles moravam na costa e foram os mestres da arte têxtil.

Moche (La Libertad): Eles se tornaram excelentes estrategistas militares. O projeto de sua cerâmica e iconografia nos trazem uma ideia clara do seu estilo de vida.

Tiahuanaco (Puno): Eles desenvolveram uma maneira excelente de lidar com as sementes e plantações. Aprenderam a gerenciar as altitudes aprimorando cada vez mais sua produtividade.

Nazca (Ica): Para proteger as águas das intempéries do deserto, eles construíram engenhosos tubos subterrâneos. As Linhas de Nazca, o famoso parque geológico, também é outra obra deste povo.

Wari (Ayacucho): Eles eram inteligentes engenheiros e projetaram os primeiros planos de distribuição urbana em seu território.

Chimu (La Libertad): Eles eram artesãos maravilhosos que trabalhavam muito bem o ouro e a prata. A cidade de Chan-Chan mostra o seu alto desenvolvimento urbano.

Chachapoyas (Amazonas): Eles sabiamente cultivavam o solo. Construída no alto das montanhas, a Fortaleza Kuelap, comprova seu talento para se adaptar ao ambiente.

As lendas Incas contam que Manco Capac e Mama Ocllo, o primeiro Inca e sua esposa, saíram do lago Titicaca para fundar o Império Inca. O Inca era o soberano das regiões Tahuantinsuyo, conhecido como o Filho do Sol em um Império com 13 soberanos.

Os Incas eram a civilização mais importante na América do Sul, eles tinham uma incrível organização social e econômica, baseada no ayllu ou clã familiar. Além disso, suas peças de arquitetura e arte, resultantes do conhecimento e da experiência herdada de culturas anteriores, até hoje surpreendem os visitantes que passam por terras peruanas. Atualmente, em Cusco, podemos ainda desfrutar do esplendor de Koricancha, ou Templo do Sol, de Ollantaytambo e Sacsayhuaman, as Fortalezas e especialmente de Machu Picchu a grande cidade.

Informações Gerais

+ Visto & Vacina

Turistas brasileiros no Peru tem a entrada liberada mediante a apresentação do passaporte com validade mínima de 06 meses, ou da carteira de identidade em bom estado de conservação, desde que emitida há menos de 10 anos.

A carteira de identidade somente será aceita se o passageiro estiver se deslocando diretamente do Brasil ao Peru sem fazer escala em nenhum outro país. Os cidadãos brasileiros não necessitam de visto para entrar no Peru quando em viagem de turismo e com permanência máxima de 90 dias.

Nenhum tipo de vacina é obrigatório.

+ Clima

O clima do Peru é bastante variado por causa de sua geografia diversificada que contempla regiões litorâneas, desérticas, densas florestas e altas montanhas. No entanto, apesar das diferenças regionais, todo o país é fortemente influenciado pela presença dos Andes e da fria corrente de Humbolt ao longo da costa do Oceano Pacífico.

Em geral, podemos dizer que ao longo da costa, o clima é sub-tropical árido e com pouca chuva. Já ao longo dos Andes, o clima traz um verão chuvoso e um inverno seco. A Amazônia é quente e úmida com chuva durante todo o ano e um curto período seco entre junho e agosto.

+ Moeda

O Novo Sol é a moeda do Peru desde 1991. O código de moeda internacional para o Peru Novo Sol (S /.) é PEN. Há notas de S /. 10, S /. 20, S /. 50, S /. 100 e S /. 200. Moedas foram emitidas por 1 centavo, 5 centavos, 10 centavos, 20 centavos, 50 centavos, S /. 1, S /. 2 e S /. 5.

+ Fuso Horário

Lima UTC -5

Cidade
Cidade Hora Cidade Hora
São Paulo +2 horas (*) Londres + 5 horas
Buenos Aires +2 horas Roma + 6 horas
Santiago +2 horas Cidade do Cabo + 7 horas
Cidade do Mexico -1 hora Nova Dehli +10:30 horas
Los Angeles -3 horas Toquio +14 horas
Vancouver -3 horas Sydney + 16 horas
(*) +3 horas no horário de verão.

+ Telefone


Código Peru: +51
Código Cusco: +51 84
Código Lima: +51 01
Código Arequipa: +51 54
Código Puno: +51 54
Código Madre de Dios: +51 84
Código Máncora: +51 73

+ Voltagem Elétrica


A voltagem elétrica no Peru é 220v. Alguns hotéis possuem tomadas 110v.

+ Religião


Cristianismo 99,1%: (Católicos 81,3%, Evangélicos 12,3%, Protestantes 5,5%)
Outras religiões 0,9%

+ Links

Portal del Estado Peruano - www.peru.gob.pe
Ministerio de Cultura Peru - www.mcultura.gob.pe
Museo de Plantas Sagradas, Mágicas y Medicinales - www.museoplantascusco.org
Fractal Dragon Art Gallery - www.fractaldragon.com
New 7 Wonders - www.n7w.com
Peru Birding Routes - www.perubirdingroutes.com
Peru Mucho Gusto - www.perumuchogusto.com
Hearts Cafe - www.heartscafe.org
Tribu Holística - www.tribuholistica.com
Sacred Valley Retreat B&B - www.sacredvalleyretreatbb.com
Embaixada do Brasil em Lima - www.embajadabrasil.org.pe